Voos do Brasil com destino à Espanha vão ser liberados a partir desta terça-feira (3), com restrições. É um alívio para mais de 400 estudantes e pesquisadores que estavam correndo o risco de perder as bolsas de estudo.
Bárbara Magalhães já começou a fazer as malas. Depois de meses de expectativa e medo de perder a bolsa para estudar criminologia em Madri, a Espanha finalmente autorizou a entrada de estudantes.
“A gente está muito animado. Mas parece que a ficha ainda não caiu, sabe? Depois desses dois meses incansáveis no movimento para tentar entrar”, relembra a bolsista.
Com a nova regra, as fronteiras da Espanha voltam a se abrir para brasileiros com vistos de longa duração e pessoas com família no país europeu. As viagens passam a ser autorizadas mediante teste negativo de covid-19 ou comprovante de vacinação e quarentena obrigatória de 10 dias. Porém, o turismo ainda não está liberado.
Já a França, só liberou viagens de quem está totalmente imunizado com as vacinas aprovadas pela União Europeia.
“Somos quase 1000 estudantes. Desses, menos de 20% vai conseguir está vacinado antes das aulas, então é realmente muito importante oficialização dessa permissão de entrada mesmo sem as vacinas”, diz o estudante Luan Dias.
Estudantes com bolsas em outros países europeus, como Alemanha e Itália, também aguardam novidades.