Jornal da Band

Espanha volta a liberar entrada de voos do Brasil a partir desta terça

Fronteiras reabrem para brasileiros com vistos de longa duração e pessoas com família no país europeu. Turismo ainda não foi liberado

Maira di Giaimo, do Jornal da Band

Voos do Brasil com destino à Espanha vão ser liberados a partir desta terça-feira (3), com restrições. É um alívio para mais de 400 estudantes e pesquisadores que estavam correndo o risco de perder as bolsas de estudo.

Bárbara Magalhães já começou a fazer as malas. Depois de meses de expectativa e medo de perder a bolsa para estudar criminologia em Madri, a Espanha finalmente autorizou a entrada de estudantes.

“A gente está muito animado. Mas parece que a ficha ainda não caiu, sabe? Depois desses dois meses incansáveis no movimento para tentar entrar”, relembra a bolsista.

Com a nova regra, as fronteiras da Espanha voltam a se abrir para brasileiros com vistos de longa duração e pessoas com família no país europeu. As viagens passam a ser autorizadas mediante teste negativo de covid-19 ou comprovante de vacinação e quarentena obrigatória de 10 dias. Porém, o turismo ainda não está liberado.

Já a França, só liberou viagens de quem está totalmente imunizado com as vacinas aprovadas pela União Europeia.

“Somos quase 1000 estudantes. Desses, menos de 20% vai conseguir está vacinado antes das aulas, então é realmente muito importante oficialização dessa permissão de entrada mesmo sem as vacinas”, diz o estudante Luan Dias.

Estudantes com bolsas em outros países europeus, como Alemanha e Itália, também aguardam novidades.

Receba as principais notícias e vídeos da Band via WhatsApp; veja passo a passo

Tópicos relacionados