Especialistas pedem suspensão da Inteligência Artificial por riscos à humanidade

Executivos da tecnologia pedem para pesquisas envolvendo sistema sejam paralisadas por seis meses

Por Eduardo Barão

A Inteligência Artificial chegou com tudo. De forma rápida e ágil, a 'IA' tem se desenvolvido e ganhado espaço. O sistema autônomo pretende resolver problemas e até responder qualquer pergunta, como um cérebro capaz de tudo, causando medo no setor da tecnologia. 

Uma carta aberta lançada nesta quarta-feira (29) apela pra que todas as pesquisas envolvendo inteligência artificial sejam paralisadas por seis meses. O documento foi assinado por executivos de tecnologia, como o co-fundador da Apple, Steve Wozniak, mais de mil especialistas por todo o mundo - entre eles o historiador Yuval Harari e até o bilionário Elon Musk, dono do Twitter e Tesla. 

O texto destaca os grandes riscos da Inteligência Artificial à sociedade e humanidade. E critica os desenvolvedores, que não estão planejando e gerenciando essas novas tecnologias corretamente. Eles citam como exemplo o Chat GPT. A plataforma que já tem mais de um milhão de usuários e tem causado um problemão para escolas e universidades e na produção de fake news.

A carta também cita um sério risco de desemprego em massa por causa da automação de trabalhos e uma possível perda de controle da civilização humana. Atualmente, não há nenhuma regulação do setor. Os acadêmicos alertam que nem os próprios criadores dessa Inteligência artificial conseguem entender, prever ou controlar o que vai acontecer com essas máquinas.

Se os acadêmicos se mostram cada vez mais preocupados com o rápido desenvolvimento da Inteligência artificial, as grandes empresas de tecnologia vão na contramão.

Microsoft, Google, Meta, Amazon e o próprio Twitter de Elon Musk demitiram dezenas de funcionários que faziam parte das equipes de Ética em Inteligência Artificial, responsáveis por avaliar os produtos das Big Techs.

Mais notícias

Carregar mais