Jornal da Band

Estados Unidos prepara nova ajuda militar a Israel

Dessa vez, no valor de 1 bilhão de dólares, mais de R$ 5 bilhões

Por Eduardo Barão

Mesmo com o aumento dos ataques de Israel em Gaza, os Estados Unidos preparam um novo plano de ajuda militar para o país aliado. Joe Biden acertou com líderes do Congresso americano um novo pacote de apoio militar a Israel. Dessa vez, no valor de 1 bilhão de dólares mais de R$ 5 bilhões.

A verba é para compra de tanques, morteiros e veículos blindados, que serão repassados a Israel. Na semana passada, a Casa Branca barrou um carregamento de quase 3.500 bombas a Israel. Biden chegou a dar um ultimato a Benjamin Netanyahu, dizendo que se as tropas israelenses invadissem Rafah, o fornecimento de armas seria interrompido.

O novo pacote proposto pelo presidente dos EUA ainda não tem data para ser votado em Washington, porém, Biden vem perdendo apoio de parte do eleitorado por causa do auxílio a Israel.

Em meio a disputa política, o drama dos palestinos em Gaza continua. As Nações Unidas confirmaram que não têm mais comida e tendas para distribuir para os civis, além disso, nos hospitais, quase não há mais medicamentos. Atualmente, mais de 500 mil palestinos já deixaram Rafah, temendo a invasão das tropas de Israel.

Tópicos relacionados