Com o uso da inteligência artificial, os rostos criados por computadores já são considerados mais confiáveis do que o das pessoas de verdade.
Ela pode ser usada para o humor. Mas a inteligência artificial pode criar vídeos perigosos.
Os criadores podem colocar as palavras que quiserem na boca de qualquer líder mundial. Até os mais ligados podem acreditar no que veem. Se cair naquele grupo desavisado do WhatsApp, essa mentira pode se tornar verdade.
O conhecimento que a inteligência artificial tem sobre nós é capaz de fazer com que algoritmos criem feições perfeitas de pessoas que não existem ou misturando pedacinhos de pessoas diferentes.Tudo pra fazer com que a gente acredite que elas são reais.
Um estudo desenvolvido pela Universidade de Lancaster, da Inglaterra, com a Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, concluiu que computadores podem gerar imagens de pessoas que nosso cérebro entende como reais e mais confiáveis do que gente da vida real.
No estudo, 223 voluntários analisaram 400 fotos de rostos criados por inteligência e 400 de pessoas reais. Eles classificaram as imagens geradas por computador como 8% mais confiáveis.
Para qualquer golpe, essa informação é preocupante e liga o sinal de alerta para que haja mais combate a quem está por trás das deepfakes.