Jornal da Band

EUA cobram Brasil para frear onda de imigrantes ilegais

Número de brasileiros presos pela guarda de fronteira bateu recorde, com mais de 47 mil em 12 meses

Eduardo Barão, do Jornal da Band

A Casa Branca pediu ajuda do governo brasileiro para tentar frear a onda de imigração ilegal nos Estados Unidos.

O Secretário de Estado americano, Anthony Blinken telefonou para o ministro das Relações Exteriores, Carlos França, cobrando medidas efetivas para conter o fluxo de imigrantes que tentam entrar pela fronteira pelo México.

O número de brasileiros presos pela guarda de fronteira bateu recorde -- foram mais de 47 mil em 12 meses. O que fez com o governo americano acelerasse as deportações, com dois voos semanais ao Brasil.

Há um mês, a técnica de enfermagem Lenilda dos Santos morreu de sede no deserto, após ser abandonada por um coiote, contratado para ajudá-la a entrar nos Estados Unidos. O corpo dela voltou ao Brasil na última terça-feira (19), após mais de um mês de espera.

Não são só os brasileiros. Nesse ano autoridades americanas prenderam mais de um milhão e setecentos mil migrantes na fronteira com o México, um recorde na história do país.

O movimento disparou com o agravamento da crise em países da América Central e em meio à expectativa de que a política migratória do presidente Joe Biden seria mais branda  - o que não aconteceu.

Tópicos relacionados