Uma fila interminável de navios cargueiros aguarda há quase um mês para atracar no o porto de Los Angeles, Califórnia.
O local, que serve de entrada para contêineres vindos da Ásia passará a funcionar 24 horas por dia para reduzir o atraso na chegada de produtos como roupas, calçadas e eletrônicos.
O crescimento da demanda, aliado à dificuldade do setor logístico em contratar mão de a obra especializada, levou a esse cenário. Desde a retomada da economia, em meados de março, empresas de transporte relatam dificuldades para recrutar motoristas de caminhão.
Com depósitos cheios e pedidos em alta, sobretudo no mercado online, já existe o temor de que faltem produtos e alimentos para duas datas importantes para o comércio local: o Dia de Ação de Graças, em novembro, e o Natal, em dezembro.
Este problema pode afetar outros mercados, como a América do Sul. Com mais cargueiros parados no mar, há o temor de uma escassez de contêineres para transportar mercadorias e parte da produção agrícola.
Ciente do problema, o presidente Joe Biden pediu um esforço coletivo para recuperar a cadeia logística e evitar o que já está sendo chamado de “Containergeddon”.
A Casa Branca fechou acordos com sindicatos, grandes redes varejistas e de entregas de encomendas para que também tenham funcionários trabalhando 24 horas por dia. O objetivo é que a retomada da economia seja acelerada sem prateleiras vazias.
Para preencher as vagas ociosas, algumas empresas estão fazendo um esforço incomum. Caso do McDonald’s que está oferecendo US$ 50 para quem participar do processo seletivo. Já a gigante Amazon está oferecendo até US$ 3 mil em bônus para quem aceitar uma oferta de trabalho.