Jornal da Band

EUA encerram investigação sobre existência de vida em Marte

Meteorito de Marte foi analisado, mas não é originário de um ser vivo

Da Redação, com Jornal da Band

Uma das investigações para descobrir se já houve vida em Marte foi encerrada nos Estados Unidos. Não foi dessa vez que ficou comprovada a existência de um ser vivo no "planeta vermelho".

Um meteorito de 3 quilos descoberto na Antártida em 1984 deu início a debates para saber se havia vida em outro Planeta. A rocha, batizada como Allan Hills - nome do local onde foi encontrada - veio de Marte e teria sido formada há mais de 4 bilhões de anos.

Segundo o último estudo divulgado na revista Science, o meteorito possui componentes orgânicos, à base de carbono, mas que não são originários de seres vivos.

Pesquisadores americanos, alemães e britânicos usaram uma variedade de técnicas avançadas e concluíram que os compostos ricos em carbono da rocha marciana,são resultado de água, provavelmente salgada. O meteorito teria chegado até a Terra após explosões que aconteceram no passado no “planeta vermelho”.  

As pesquisas começaram em 1996. E foram anunciadas na época, pelo então presidente Bill Clinton.

Mas a busca por mais provas de vida em Marte continuam. Na mais recente missão da NASA, o robô Perseverança coletou seis amostras de rochas do solo marciano, que serão analisadas.

Tópicos relacionados