Europa aprovou a obrigação do padrão USB-C obrigatório em smartphones, tablets, fones de ouvido e outros dispositivos. A lei entrará em vigor a partir de 2024. Segundo especialistas, o conector tipo C apresenta aumento considerável de desempenho, o que torna o cabo como substituto ideal para todas as conexões.
Segundo a União Europeia, em 2022, os consumidores compraram cerca de 420 milhões de dispositivos, sendo que cada usuário tem, em média, três carregadores para esses aparelhos. Especialistas apontam que o novo padrão colaborará para reduzir resíduos eletrônicos.
Josef Sikela, ministro da Indústria e Comércio do bloco, os fios representam cerca de 11 mil toneladas de resíduos eletrônicos por ano. A existência de um carregador compatível com múltiplos dispositivos também deve poupar tempo e dinheiro dos consumidores, que não precisarão ter tantos acessórios em casa.
A Apple deve ser a empresa mais afetada pela legislação europeia, já que a empresa seria forçada a migrar do conector Lightning, padrão de dispositivos que não se adaptam a outros aparelhos. No Brasil, um projeto de lei no Senado pretende padronizar carregadores de celular.