Europa realiza reunião de emergência para discutir acordo entre EUA e Rússia pelo fim da guerra

Atitude de Trump desagradou líderes europeus, que temem ser deixados de lado nas negociações de paz

Da redação

Em Paris, líderes europeus fizeram uma reunião de emergência em resposta ao possível acordo entre Estados Unidos e Rússia sobre a guerra da Ucrânia. O policiamento foi reforçado na capital francesa para o encontro dos líderes da União Europeia e da OTAN.

O presidente Emmanuel Macron recepcionou as autoridades convocadas de última hora para a reunião no Palácio do Eliseu. Em pauta, a aproximação dos Estados Unidos com a Rússia, e a segurança dos países europeus. 

Na última quarta-feira, Donald Trump e Vladimir Putin conversaram pelo telefone sobre a guerra da Ucrânia durante uma hora e meia. A atitude do presidente americano desagradou os líderes europeus, que temem ser deixados de lado nas negociações de paz, que poderiam beneficiar a Rússia.

Trump também chegou a anunciar um encontro entre autoridades dos Estados Unidos, Rússia e Ucrânia na próxima sexta, na Alemanha. Mas o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky disse que não irá participar da reunião, nem aceitar as propostas que surgirem ali.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais