Notícias

Expansão do crime organizado é causa do aumento dos homicídios em 20 anos

Estudo mostra que facções como PCC e Comando Vermelho se aliam a gangues regionais no Norte e Nordeste, espalhando violência em capitais e cidades do interior

Por Fernando David

O novo Atlas da Violência, feito pelo IPEA, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, aponta que a expensão do crime organizado pelo Brasil é uma das principais causas do aumento dos homicídios nos últimos 20 anos. 

A análise aponta que facções criminosas como PCC e Comando Vermelho se aliam a gangues locais e espalham violência em capitais e cidades no interior do Norte e Nordeste. 

Apesar de uma pequena queda entre os anos de 2022 e 2021, o estudo mostra que as capitais com maiores índices de homicídio estão no Norte e Nordeste. Salvador tem a maior taxa, com 66,4 para cada 100 mil habitantes, seguido por Macapá, com 55,8, Manaus com 66,7 e Porto Velho, com 47,6. 

O estado da Bahia tem 11 municípios entre os 20 mais violentos, demonstrando um aumento na violência no estado. Já as capitais menos violentas são Florianópolis, com 8,9 homicídios a cada 100 mil habitantes, Brasília, com 13, Cuiabá com 15,2 e São Paulo, com 15,4. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais