Facção promove onda de violência na Colômbia após líder ser extraditado aos EUA

A onda de violência fechou comércios, bloqueou estradas, incendiou veículos e causou mortes. Mais de 90 pessoas já foram presas

Por Rodrigo Hidalgo

A extradição do megatraficante Dario Antonio Úsuga David para os Estados Unidos provocou uma onda de violência na Colômbia.

A polícia e o exército do país estão em alerta, mas o clima de medo predomina diversas cidades, principalmente no norte do país. A onda de violência fechou comércios, bloqueou estradas, incendiou veículos e causou mortes. Mais de 90 pessoas já foram presas.

A violência promovida pelo Clã do Golfo começou após a extradição do líder aos Estados Unidos para aguardar julgamento em Nova York. O presidente colombiano Ivan Duque classificou Úsuga como um dos criminosos mais perigosos do mundo.

A facção é acusada de mandar 75 toneladas de cocaína para os Estados Unidos em um período de nove anos. Ela possui uma rede de tráfico que se estende a 28 países em quatro continentes. Otoniel, como é conhecido, pode ter o mesmo destino do traficante mexicano El Chapo, que cumpre prisão perpétua nos EUA.

Mais notícias

Carregar mais