
O tráfego aéreo tem aumentado no Brasil com aviões comerciais e particulares. A fiscalização de aviões, dos aeroportos e da formação dos pilotos é feita pela Anac, mas de acordo com especialistas, faltam funcionários para o volume de trabalho crescente.
Apenas em 2025, já foram registrados seis acidentes aéreos com mortes. Foram dez vítimas no total. No final do ano passado, foram 12 mortos em um acidente na cidade paulista de Paraibuna, e 10 na queda do avião em Gramado, no Rio Grande do Sul.
Com exceção do acidente da Voepass, que deixou 62 mortos em agosto. Todos os casos envolveram aviões de pequeno porte, particulares ou fretados. Entre helicópteros e aviões civis, o Brasil tem a maior frota da América Latina: são cerca de 15,5 mil aeronaves habilitadas.
A responsabilidade sobre a formação e habilitação dos pilotos, segurança dos aeroportos, aeródromos e checagem da manutenção dos aviões é da Agência Nacional de Aviação Civil. Atualmente, a Anac tem cerca de 1,7 mil funcionários para 5 mil pontos de fiscalização.
Segundo o sindicato do setor, faltam profissionais, já que 623 cargos estão vagos depois de cortes orçamentários. O dado representa quase um terço do total de servidores. Há falta de analisas, técnicos em regulação e funcionários administrativos.
Segundo os servidores, a chamada “fiscalização de rampa”, que checa todos os itens de segurança do avião, é a área mais comprometida.
“O estado da hélice, o painel de instrumentos, do trem de pouso, do motor, das superfícies móveis, ele faz uma checagem geral ali, ele tem um check-list que ele tem de cumprir e ele verifica tudo que é possível ser verificado ali numa inspeção no pátio”, explicou Raul Marinho, diretor técnico da Associação Brasileira de Aviação Geral, ao Jornal da Band.
Em nota, a Anac disse que tem realizado concursos para preencher as vagas em aberto.
O tráfego aéreo está em alta no país. Ainda segundo a Anac, foram mais de 118 milhões de passageiros em 2024, um crescimento de 5,3% em relação a 2023, e o maior número nos últimos cinco anos.