O Rio de Janeiro teve uma noite inspiradora, num lugar que arranca suspiros. A quinta edição do Prêmio Inspira Rio foi realizada no antigo Cine Roxy, em Copacabana, um espaço histórico que foi revitalizado.
A premiação é organizada pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação desde 2020. O evento contou com a apresentação da jornalista Cynthia Martins e do diretor-geral de Conteúdo da Band, Rodolfo Schneider.
Este ano, foram 30 indicados, em dez categorias. Entre elas, uma novidade: o prêmio "Heróis Do Rio". O objetivo foi homenageou pessoas que, com bondade e empatia, fizeram a diferença na vida do carioca.
O vencedor foi o motoboy Diego Mendes, que salvou a vida de um menino de oito anos, durante um grave acidente de ônibus. O trabalhador levou a vítima, às pressas, para o hospital e ainda conseguiu recuperar o braço dela, arrancado no acidente, a tempo do reimplante.
Na categoria “Cultura”, a vencedora foi a atriz e cantora Zezé Mota. Já no cenário musical, o destaque foi o cantor Ferrugem.
O prêmio de empreendedorismo foi para a Daniel de Jesus, fundador da empresa Niely e criador da Duty Cosmético. O destaque na liderança empresarial foi Armando Ahmed, fundador da Drogaria Venâncio. E o projeto "Samba Educa", que valoriza a cultura afro-brasileira e a inclusão digital, foi premiado pela atuação social nas favelas da cidade.
Um dos homenageados da noite foi o diretor Nacional de Jornalismo da Band, Fernando Mitre. Um vídeo relembrou momentos da carreira do jornalista, que comandou o primeiro debate presidencial da história da televisão brasileira.
A quinta edição do "Inspira Rio" celebrou, também, a trajetória de sucesso da cantora Alcione. A Marrom chegou ao Rio na década de 1970, vinda do Maranhão, e foi acolhida pelos cariocas.
A escola de samba mirim "Mangueira do Amanhã", fundada pela própria Alcione, fez uma homenagem à maranhense, inspirada pelo Rio e que inspira o Brasil inteiro.