Jornal da Band

Fóssil de dinossauro carnívoro de 70 milhões de anos é achado no interior de SP

Ele recebeu o nome Kurupi itaata e foi descoberto em um sítio nos arredores da cidade de Monte Alto

André Costa, do Jornal da Band

Pesquisadores descobriram fósseis de uma nova espécie de dinossauro brasileiro, que viveu há 70 milhões de anos no interior de São Paulo.

Foram quase 20 anos entre expedições e pesquisa. Os primeiros fragmentos foram localizados em 2002 e o último em 2014, em um sítio nos arredores da cidade de Monte Alto, no interior paulista. 

De acordo com os pesquisadores, os fósseis são de um dinossauro carnívoro, de 5m de cumprimento e que habitou o local há pelo menos 70 milhões de anos.

“Além de a gente descobrir uma nova espécie regional, por ter esse valor. Ser um grande carnívoro, o que é raro também, são quatro no Brasil agora com essa espécie, a gente também consegue desenhar como era o cenário paleontológico aqui da região no finalzinho do período Cretáceo”, explicou o paleontólogo Fabiano Vidoi Iori.

Os fósseis encontrados e a animação de como seria esse dinossauro farão parte do acervo do Museu de Paleontologia de Monte Alto, que continua fechado por conta da pandemia, mas com a promessa de reabrir em breve.

O novo dinossauro recebeu o nome Kurupi itaata - referência ao local onde os ossos foram encontrados.

Tópicos relacionados