Jornal da Band

Atitude de Gabriel Medina expõe pressão que atletas de alto nível sofrem

Surfista decidiu não participar da etapa de Pipeline; Ele segue exemplos de atletas como Simone Biles e Naomi Osaka

Por Sonia Blota

O anúncio de Gabriel Medina de não participar da etapa de Pipeline, a primeira do calendário da Liga Mundial de Surfe de 2022, para cuidar da saúde mental, é mais um da lista de atletas de alto rendimento que decidiram tornar públicos problemas psicológicos.

A estrela da ginástica, Simone Biles, comoveu o mundo nas olimpíadas de Tóquio ao desistir das provas do individual geral e de quase todas as finais por aparelhos. Ela virou um dos símbolos da luta por mais atenção ao tema. 

A tenista japonesa Naomi Osaka, também desistiu das disputas de Roland Garros e Wimbledon no ano passado por meio de uma carta em que falava sobre a depressão e a ansiedade.

Para o psicólogo Alexandre Bez, um ídolo do esporte falar de saúde mental é extremamente importante, já que depressão, crises de ansiedade  e outros transtornos psicológicos ainda são um tabu.

"Quando você não está com sua saúde mental equilibrada, todas as suas ações, todos os atos que você vai fazer, sejam profissionais, esportistas, no caso dele é um cara que vive do esporte. Pode ser que não dê certo, então a produtividade, a criatividade e a motivação decaem”, explicou.

A modelo Yasmin Brunet, divulgou uma mensagem de apoio ao marido. Ela disse que foi a melhor escolha que ele poderia ter feito e lembrou que 2021 foi um ano difícil para o casal.

Tópicos relacionados