Jornal da Band

"Golpe da casa de praia" clona anúncios de aluguel de imóveis para temporada

Aumento da demanda por viagens com avanço da vacinação fez esse tipo de crime disparar em SP

Lucas Jozino, do Jornal da Band 28/09/2021 • 21:18

Com o avanço da vacinação, muita gente já está planejando o fim de ano e as férias. Com isso, a procura pelo aluguel de imóveis no litoral no verão vem aumentando. E o que vem crescendo também são os golpes.

Uma casa no litoral paulista fica para aluguel em feriados e no verão. Ariane Queiroz recebe contatos de locatários o ano todo. Mas agora, a proprietária foi vítima de uma golpista que se passou por ela na internet.

“Ela pegou todo o meu material, que eu anuncio, vídeos da casa, fotos, enfim. Ela pegou esse material, copiou, colou, montou um perfil. E elas alugam o imóvel como se dela fosse. As pessoas de boa fé, que querem alugar, depositam, fazem pix no valor da quantia que ela pede para fazer uma reserva no imóvel”, relata.

A estelionatária dava desculpas para não mostrar a casa pessoalmente e cobrava uma taxa para a reserva. Depois, desaparecia.

Nas últimas semanas, as delegacias de São Paulo registraram dezenas de boletins de ocorrência de vítimas contando essa mesma história. A maioria perdeu dinheiro quando pagou o sinal ao falso dono do imóvel. 

Os policiais alertam para que as pessoas verifiquem todos os documentos e, se possível, vão até a casa antes de fechar o contrato.

“Desconfie sempre de preços muito baixos, fora do mercado. Confira todos os detalhes do anúncio antes de fechar negócio”, alerta o delegado Roberto Monteiro.