Jornal da Band

App criado pelo FBI engana criminosos, e operação prende 800 suspeitos em 17 países

"Golpe de mestre" da polícia americana criou aplicativo espião em plataforma que seria usada por criminosos

Da Redação, com Jornal da Band

Uma operação policial com uma sacada inteligente para enganar os criminosos prendeu mais de 800 pessoas. A ação contra o tráfico internacional de drogas aconteceu em 17 países. As informações são de Rodrigo Hidalgo, no Jornal da Band

O FBI e as polícias de mais 16 países divulgaram nesta terça-feira (8) o balanço da megaoperação, considerada um “golpe de mestre”. Foram apreendidas 22 toneladas de maconha, 8 de cocaína e 2 de drogas sintéticas, além da apreensão de centenas de armas, carros e motos de luxo e US$ 48 milhões (aproximadamente R$ 242 milhões). 

Tudo começou em 2018, quando o FBI conseguiu tomar o controle de uma plataforma de comunicação criptografada, chamada Anom, logo que ela foi criada. Sistemas assim são usados pelo crime organizado para organizar planejar as atividades ilegais sem serem rastreados. Um deles era o Sky ECC, muito usado na Europa até ser derrubado em abril, como mostrou o Jornal da Band

Quando uma dessas plataformas sai do ar, logo os criminosos buscam alternativas. À medida que os sistemas iam caindo, cada vez mais bandidos passaram a usar o Anom, até que o número de aparelhos em atividade na plataforma chegasse a quase 12 mil - fazendo com que a comunicação de cerca de 300 organizações criminosas em quase 100 países fosse parar diretamente nas mãos das autoridades. 

É como se os criminosos andassem com a polícia no bolso. Além da localização, as mensagens criptografadas eram acompanhadas em tempo real. Ao todo, foram 27 milhões delas. Muitas das conversas tratavam da compra de toneladas de cocaína de traficantes brasileiros, que usam portos do país para enviar a droga para a Europa. 

A Polícia Federal brasileira agora deve entrar em contato com o FBI para identificar e prender os traficantes brasileiros que aparecem nas conversas interceptadas, reforçando o trabalho de cooperação internacional entre os dois países. 

Tópicos relacionados