Google desativa sistema de alertas para terremotos no Brasil após alarme falso

Anatel vai investigar o alerta de falso terremoto disparado para celulares em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais

Olívia Freitas

A Anatel vai investigar o alerta de falso terremoto disparado para celulares em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. O alarme é um serviço do Google, que pediu desculpas pela falha. As mensagens começaram a chegar por volta das 2h desta sexta-feira (14). 

O alerta indicava um terremoto de magnitude 5,5 no mar, próximo à região de Ubatuba, no litoral norte de São Paulo. O aviso foi enviado pelo Google para celulares com o sistema Androide, mas não houve terremoto. 

O Observatório Sismológico Nacional não detectou nenhum evento sísmico na conta brasileira. Os aparelhos Android são equipados com sensores que identificam movimentos bruscos. Quando isso acontece ao mesmo tempo, em milhares de aparelhos, um aviso é disparado. 

Em nota, o Google diz que apura o que provocou a falha e desativou o sistema de alertas para terremotos no Brasil. A Anatel vai investigar o caso. 

Em caso de terremoto, o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo envia as informações para uma sala do Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil, que depois de checar a informação, emitiria alertas sonoros para os celulares das pessoas que estão nas áreas afetadas. 

Os alertas recentes, sobre os riscos de chuva forte, e outros eventos climáticos, são enviados diretamente pela Defesa Civil para as empresas de telefonia. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais