No contexto da maior seca em mais de um século no Amazonas, a Secretaria de Segurança Pública do estado decidiu comprar videogames, mesas de pingue-pongue e poltronas de massagem. Após a repercussão negativa, a licitação foi cancelada.
O pregão, marcado para o dia 7 de novembro, fazia parte de um projeto de qualidade de vida no trabalho de policiais civis, militares e bombeiros do Amazonas. A lista de compras incluía 18 videogames do tipo Playstation 5. O valor total ultrapassava os R$ 80 mil.
Os servidores dos sistemas de Segurança Pública do estado ainda ganhariam 96 pufes, 18 poltronas de massagem, 18 máquinas de café e seis mesas de pingue-pongue.
Em nota, a Secretaria de Segurança afirmou que a atividade policial é uma das mais estressantes do mundo e o objetivo dessas compras é auxiliar na manutenção da saúde mental dos servidores.
Mas o caso cresceu e teve uma repercussão negativa, ainda mais porque o Amazonas enfrenta uma das maiores secas da história, com mais de 600 mil pessoas afetadas pela estiagem severa.
Com isso, a Secretaria de Segurança Pública decidiu suspender a licitação e afirmou que uma nova consulta vai ser feita ao Ministério da Justiça para a apresentação de outro projeto.