Governo lançará app para facilitar bloqueio de celular após roubo

Objetivo da medida é combater invasões a aplicativos bancários e redes sociais de uma vítima de furto ou roubo

Da redação

Governo lançará app para facilitar bloqueio de celular após roubo
Governo lançará app para proteger celular após roubo
Agência Brasil

Facilitar o bloqueio do celular em caso de roubo é o que prometem um site e um aplicativo que o governo vai lançar em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

No ano passado, mais de 1 milhão de aparelhos foram roubados ou furtados no Brasil, de acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública. São quase três mil (2.738) ocorrências por dia. O aumento é de 16,6% em relação ao ano anterior.

Além de perder o aparelho, a vítima ainda pode sofrer outros prejuízos. Isso porque muita gente tem o acesso às contas bancárias, cartões de credito e redes sociais pelo smartphone.

Por isso, até o final do mês, um site e um aplicativo devem ser disponibilizados pelo governo federal para o usuário cadastrar o celular. A ideia é que, em caso de roubo ou furto, o próprio dono do aparelho faça o bloqueio antes de informar os bancos e a operadora de telefone.

A intenção do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e da Anatel é inibir esse tipo de crime.

Mais notícias

Carregar mais