Jornal da Band

Grafite de Os Gêmeos em Museu Oscar Niemeyer causa polêmica em Curitiba

Bisneto do arquiteto, Paulo Niemeyer avalia entrar na Justiça para apagar obra de Otávio e Gustavo Pandolfo seja apagado

Eduardo Simões, do Jornal da Band 30/08/2021 • 21:11

Um grafite na fachada do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, está causando muita polêmica.

A obra foi feita pelos Gêmeos, dupla de grafiteiros paulistanos de sucesso internacional, que terão uma exposição inaugurada no local em setembro.

A discussão começou depois de uma publicação do bisneto do arquiteto Oscar Niemeyer, que projetou e dá nome ao principal museu do Paraná. Paulo Niemeyer avalia entrar na Justiça para que o desenho de Otávio e Gustavo Pandolfo seja apagado.

“Você tem uma sobreposição de trabalho em cima de um outro trabalho. Você não está questionando se o trabalho é ruim, mas o local que está errado”, defende Paulo, que também é arquiteto.

A fachada do museu curitibano sempre recebeu intervenções temporárias que convidam para exposições no local.

“Para isso, nós pedimos todas as autorizações, principalmente para a coordenação de patrimônio do estado do Paraná, para que essa intervenção pudesse ser realizada na parte externa e de forma temporária”, justifica Juliana Vosnika, diretora do museu.

Os Gêmeos não quiseram se manifestar sobre a polêmica. Já a fundação Oscar Niemeyer, responsável pela obra do arquiteto, parabenizou o museu.

  • os gêmeos
  • museu oscar niemeyer
  • paulo niemeyer