Jornal da Band

Gripe ou Covid-19? Entenda a diferença entre os sintomas das doenças

Estados como Rio de Janeiro, Manaus, Salvador, Vitória e São Paulo tem alta de síndromes gripais

Clara Nery, do Jornal da Band

Numa unidade de saúde na zona norte do Rio de Janeiro, a busca por atendimento para uma mulher que passava mal. Poucos minutos depois, Francisca da Silva, de 63 anos, que estava com gripe, não resistiu. 

Chorosa, a filha reclama que a médica mandou a mãe tomar apenas um xarope para gripe e ela morreu de insuficiência respiratória. Para Yanui de Almeida, presidente da Associação de Moradores do Rato, essa gripe “parece uma variante da Covid”.

E é verdade, pois os sintomas são fáceis de se confundir. O diagnóstico certeiro só é possível com um teste de antígeno, mas especialistas explicam que há sinais que podem ajudar a diferenciar as duas doenças.

A Covid provoca febre alta, tosse seca e dificuldade ao respirar. Na gripe, é mais comum ter dor de garganta, nos músculos e coriza.  Pesquisador da Fiocruz, Marcelo Gomes explica que a gripe causada pelo vírus H3N2 apresenta sintomas agudos já nos primeiros dias.

O Rio de Janeiro vive um surto da gripe e, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, foram registradas 13 mortes por influenza nos primeiros 15 dias de dezembro e outras três mortes em novembro. No mesmo período do ano passado, nenhum caso da doença foi registrado. 

Já a Secretaria Estadual da Saúde confirmou que foram registradas cinco mortes da H3N2 desde o início do ano. Uma das variantes desse vírus, a Darwin, é responsável pela epidemia de gripe no estado. Manaus, Salvador, Vitória e São Paulo também já começaram a notificar casos.