'Herói da mochila' enfrentou agressor em ataque com faca na França

Em entrevista, o estudante de filosofia Henri d’Anselme afirmou que era 'impossível não reagir'. Seis pessoas, incluindo crianças, ficaram feridas

Por Sonia Blota

'Herói da mochila' enfrentou agressor em ataque com faca na França
Herói da mochila
Reprodução

"Herói da Mochila" foi o apelido dado ao estudante de filosofia Henri d’Anselme, de 24 anos, depois do ataque com faca em Annecy, na França, nesta quinta-feira (9). O criminoso feriu seis pessoas em uma praça, incluindo crianças, e foi detido pela polícia. 

Henri d’Anselme aparece nas imagens tentando impedir uma tragédia ainda maior no parque da cidade do sudeste da França. Ele foi a única pessoa que “partiu para cima” do agressor. Ele estava com duas mochilas: com uma se protege e com a outra tenta acertar o homem. 

O estudante de filosofia estava de passagem por Annecy, ele havia embarcado em uma jornada para conhecer todas as catedrais da França, viajando o país a pé e de carona. 

Em uma entrevista exclusiva ao canal BFM, parceira da Band, Henry contou que pensou que era um assalto e depois entendeu o que estava acontecendo. Ele disse que era “impossível não reagir”. 

Segundo a polícia, o agressor é um refugiado sírio e havia pedido cidadania francesa nos anos 90 e não conseguiu. Há dez anos vivia na Suécia, mas foi embora do país porque não conseguiu a nacionalidade. A ex-mulher disse que o homem estava deprimido e sem lugar para morar.

A polícia descartou motivações terroristas. O homem permanece preso e foi submetido a exames psiquiátricos.

O presidente Emmanuel Macron visitou a cidade de Grenoble, onde  quatro crianças e dois adultos estão internados em estado grave, e também se encontrou com o novo herói francês e o agradeceu pela coragem.

Mais notícias

Carregar mais