Homem ativa piloto automático e grava vídeo cruzando Ponte Rio-Niterói no banco do passageiro

A Polícia Rodoviária Federal informou que identificou o autor do vídeo assim que tomou conhecimento das imagens

Por Laila Hallack

Um homem gravou um vídeo cruzando a ponte Rio-Niterói no banco do passageiro de um carro, sem ninguém dirigindo. Ele colocou o veículo no modo piloto automático, que de jeito nenhum dispensa a presença do condutor. Ele expôs todo mundo a risco de acidente.

O registro foi na ponte Rio-Niterói, uma das principais vias do Rio de Janeiro. No começo, muita gente até pensou que se tratava de um desses carros autônomos, que circulam sem motorista. Mas no Brasil, eles não existem. O máximo que tem no país é a chamada "direção assistida".

“Ela assiste o motorista em algumas situações alertando um perigo, auxiliando ele em algumas reações de forma mais rápida, mas não assumindo a responsabilidade pela direção”, diz Fernando Castro Pinto, professor de programa de engenharia mecânica na UFRJ.

Um carro hoje pode ter sensores e câmeras que são programados para, por exemplo, manter o carro na faixa e até mesmo frear ou acelerar sozinho para ficar na mesma distância do veículo à frente. Mas nada disso significa que o motorista possa sair do volante.

A Polícia Rodoviária Federal informou que identificou o autor do vídeo assim que tomou conhecimento das imagens, mas que ele só poderia ter sido multado se tivesse sido flagrado na hora. Para o Detran, o caso é considerado uma infração gravíssima, mas porque ele estava sem a mão no volante e no celular.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais