Jornal da Band

Imposto de Renda: faculdades ajudam na hora da declaração

Serviço é parte do processo de formação dos alunos de Contabilidade

Da Redação, com Jornal da Band

Rendimento tributável, não tributável, gastos, declaração dos dependentes... E basta uma informação errada para ter uma dor de cabeça.

A analista de recursos humanos Valdineia Alves Pereira, por exemplo, desistiu de tentar sozinha fazer a declaração do Imposto de Renda.

“São muitas perguntas. Fico em dúvida, né? Eu sempre procuro um profissional”, relatou.

Uma faculdade que fica em Guarulhos, na Grande São Paulo, presta o serviço de graça. É parte da formação dos alunos do curso de Contabilidade.

“Nós ficamos preocupados porque, neste ano, nós estamos com quase 50% da demanda do ano anterior. Então isso nos preocupa por duas razões: ou as pessoas estão esquecendo de entregar o imposto, ou as pessoas estão deixando para a última hora”, afirma Danieli Hernandes, coordenadora do curso.

Quem recebeu auxílio emergencial ou teve a renda complementada por programas do governo precisa ficar atento. As informações constam na declaração de 2021. O prazo de entrega termina no dia 31 de maio.

E à medida que esse prazo termina, a procura por estes serviços vai aumentando. Que ninguém se engane com a sala vazia na faculdade: os alunos estão prestando esse atendimento, mas de forma remota. E essa nova maneira de atuar permite também a ampliação da ajuda.

Mauricio Tadeu de Luca coordena uma equipe de 60 funcionários em um escritório de contabilidade em São Paulo. Neste ano, a declaração virou doação. Eles atendem qualquer profissional da área da saúde sem cobrar pelo serviço. Pedem, em troca, uma cesta básica ou uma ajuda para uma instituição social. O trabalho aumentou 50% por lá.

“Mesmo que dobrasse, seria um prazer atender a todos esses heróis que estão à frente dessa pandemia”, assegura.