Incêndio em reserva indígena no RS mata quatro pessoas

Vítimas tinham entre 21 e 25 anos e estavam em cadeia local

Da Redação, com Jornal da Band

Um incêndio em uma área indígena matou quatro pessoas em Ronda Alta, no interior do Rio Grande do Sul, nesta quarta-feira (21). As informações são do Jornal da Band.

O fogo começou de madrugada, e rapidamente as chamas destruíram uma cadeia que fica dentro da Terra Indígena da Serrinha. Cinco pessoas estavam presas. Apenas uma conseguiu escapar.

Três homens e uma mulher, com idades entre 21 e 25 anos morreram carbonizados.

Prisões assim em comunidades indígenas são comuns e permitidas por lei – servem como um castigo.

O cacique Marciano Inácio Claudino contou que os jovens tinham sido detidos porque estavam bebendo, fazendo festa e incomodando os demais moradores da reserva.

“Eles foram conduzidos para a cadeia para ficar até no outro dia de manhã”, disse o cacique.

“Eles estavam aprontando e os familiares vieram dar queixa para a liderança. A liderança conduziu eles para a cadeia. Em menos de uma hora, o que acontece? Aconteceu um incêndio lá. A gente não sabe o que aconteceu.”

A reserva da Serrinha fica no município de Ronda Alta, no norte do Rio Grande do Sul, já perto da divisa com Santa Catarina. É uma área de 12 mil hectares, onde vivem aproximadamente três mil indígenas das etnias kaingang e guarani.

Como a reserva fica longe da cidade, o socorro dos bombeiros demorou a chegar. A Polícia Civil está investigando o caso. O local não tem energia elétrica, e ainda não foi esclarecido como o fogo começou.

Mais notícias

Carregar mais