Cidades lindas e que recebem turistas o ano inteiro. O problema é que, com o verão batendo à porta na Europa, o número de visitantes também sobe. A Itália aperto ainda mais o cerco para a chegada de turistas: proibiu a instalação de caixas que guardam chaves de apartamentos alugados por visitantes.
Geralmente, quando o hóspede chega na cidade, recebe um código que destrava a tampa e libera a chave do imóvel, sem nenhum contato com o proprietário. Agora, os locatários precisam entregar as chaves pessoalmente e repassar os dados dos hóspedes à polícia.
A ação é uma resposta a pressão dos moradores incomodados com o fluxo cada vez maior de turistas e com a disparada do preço do aluguel.
Em Barcelona, na Espanha, o protesto está resumido em um mural, onde há a mensagem “o turismo está matando a cidade”.
A redução de quase 60% na oferta de imóveis para longas locações fez o valor dos aluguéis disparar desde 2020. O governo catalão reagiu proibindo a locação de apartamentos por curtos períodos até 2028.
Em Paris, o comércio local se prepara para a enxurrada de gente. A cidade está um canteiro de obras, com bares e cafés ampliando seus espaços e montando terraços nas calçadas. Assim como na Itália, as caixinhas para check-in instantâneo também foram banidas.
Mesmo assim, o governo francês projeta um aumento no número de turistas este ano, efeito direto dos jogos olímpicos de 2024.