O Jornal da Band está em contagem regressiva para a estreia da nova fase. Está tudo pronto para levar ao público o melhor do jornalismo com muitas novidades. A estreia será nesta segunda-feira (5), no horário de sempre, às 19h20.
Novo cenário, mais possibilidades, e um jeito diferente de dar a notícia - com a credibilidade de sempre. Antes da estreia, muitos testes foram feitos.
Os apresentadores Adriana Araújo e Eduardo Oinegue ancoram o Jornal da Band nesta nova fase, que estreia segunda-feira. Paloma Tocci traz as notícias do esporte, Lana Canepa os bastidores da Política, Juliana Rosa os comentários de economia e Joana Treptow apresenta a previsão do tempo.
Fernando Mitre, diretor nacional de jornalismo do Grupo Bandeirantes de Comunicação, destaca: “O Jornal da Band é uma história de permanente mudança e aperfeiçoamento, mas agora nós estamos dando o maior salto de qualidade do jornal em toda sua história, no ritmo da evolução da sociedade, que está cada vez mais acelerada, e da tecnologia. A velocidade das mudanças, a exigência que vem com ela, de fato é um desafio, mas para nós é também um estímulo”.
A modernidade não está apenas no visual, mas também na maneira de transmitir as informações. Adriana Araújo diz que o jornal tem de estar cada vez mais perto de seu público. “Você não pode mais fazer um telejornal distante, você tem que buscar uma conexão mesmo com o público”, afirma. “É a gente conversando com quem está em casa, e conversando entre a gente também. Essa é dinâmica que as pessoas esperam, não querem serem informadas como se a gente tivesse num pedestal. A gente está aqui, juntinho”.
Eduado Oinegue enfatiza o dinamismo do jornal. “O Jornal da Band tem tradição e é querido porque é dinâmico”, afirma. “Sâo muitas reportagens, e agora vamos ter a oportunidade de entregar as informações com mais clareza com a ajuda da tecnologia.”
O pacote gráfico do jornal também foi renovado. Um novo logo, uma nova vinheta e as artes que vão ilustrar as reportagens dão uma nova identidade visual ao Jornal da Band.
"A ideia é que o cenário seja mais fluído, com uma grua que possa ter mais mobilidade, com câmeras que estão em outro espaço”, explica Nano Iglesias, diretor artístico do projeto.
E, por trás das câmeras, todo o time de jornalistas da Band comprometido com a notícia bem apurada. “É uma atualização com essa missão do jornalismo profissional, da comunicação social profissional”, afirma André Basbaum, diretor de conteúdo jornalístico da Band. “Não existe outra forma de combater a desinformação (emenda) que não a comunicação social profissional, a verdade factual da vida, a realidade factual, os fatos, o jornalismo é fundamental, é indispensável.”
Roldolfo Schneider, diretor geral de conteúdo, destaca: “A gente vai conseguir aliar essa modernidade e essa tecnologia a toda essa credibilidade que o grupo já carrega há mais de 80 anos”.