Jornal da Band

Jornalistas foram decisivos para a construção da independência do Brasil

A imprensa surgiu no Brasil em um momento em que universidades, industrias e até jornais eram proibidos.

Sergio Gabriel

A imprensa nasceu no Brasil com a chegada da família real portuguesa, em 1808. E o papel dos jornalistas foi decisivo para a construção da nossa independência, 14 anos depois, em 1822. 

A primeira prensa chegou ao Brasil junto com a família real portuguesa, que em novembro de 1807 decidiu fugir do país diante da ameaça do exército de Napoleão Bonaparte. 

A imprensa surgiu no Brasil em um momento em que universidades, industrias e até jornais eram proibidos.

O primeiro jornal imprenso no país foi a Gazeta do Rio de Janeiro, que era um diário oficial da corte e publicava decretos e as notícias que interessavam ao governo. O jornal também tinha uma seção de anúncios de produtos e serviços dos mais variados.

A gazeta também tinha os registros de entradas e saídas de navios nos portos – informações importantes que ajudam a entender hoje o processo de escravidão no Brasil.

O jornal que incomodava a corte vinha de fora e era escrito por Hipólito José da Costa. Criado em 1808, o Correio Braziliense foi lançado em Londres e tinha o formato de um livro. Cada edição tinha cem páginas.

Hipólito da Costa havia deixado o Brasil com 17 anos para viver na Europa. Ele estudou em Portugal, mas foi obrigado a fugir do país por fazer parte da maçonaria. Na Inglaterra, ele encontrou proteção e liberdade para criticar o governo português.

O Correio Braziliense foi lançado três meses antes da Gazeta do Rio de Janeiro e entrava clandestinamente no Brasil.

Tópicos relacionados