Jornal da Band

Juliana Rosa: Há luz no fim do túnel após alta de alimentos acima do esperado

Comentarista acredita que existe uma "luz no fim do túnel" e os próximos meses podem apresentar a tão esperada queda dos preços

Da Redação

A comentarista de economia do Jornal da Band, Juliana Rosa, falou sobre o resultado do IPCA-15 divulgado nesta terça-feira pelo IBGE, com os alimentos puxaram novamente a prévia da inflação pra cima. O grupo alimentos e bebidas teve alta de 0,91% e impacto de 0,19 p.p. no índice geral. A prévia da inflação ficou em 0,36% em março, 0,42 ponto percentual (p.p.) menor que a de fevereiro, quando variou 0,78%.  

"Os alimentos são o destaque de alta na inflação. Entre fevereiro e março até diminuiu: saiu de 0,78% pra 0,36%. Essa redução sempre acontece porque o reajuste anual das mensalidades escolares pesa em fevereiro, mas a inflação de alimentos veio bem maior do que se previa: responde por mais da metade do resultado. Entre as maiores altas estão cebola, ovos, frutas e leite", afirmou.

Apesar da alta de preços, Juliana acredita que existe uma "luz no fim do túnel" e os próximos meses podem apresentar a tão esperada queda. "O  clima muito quente sempre atrapalha a agricultura, mas já estamos no outono e tem uma luz no fim do túnel: os especialistas dizem que os alimentos vão parar de subir. O arroz, por exemplo, que ficou caríssimo, já deve ter deflação em abril, queda mesmo de preço. Outra pressão acima do previsto é do setor de serviços: restaurante e salão de beleza", disse a comentarista.

"O Banco Central hoje disse que o mercado de trabalho está mais forte do que esperava e os salários estão subindo. Por isso quer cortar os juros mais devagar pra garantir que a inflação termine o ano mais baixa", disse Juliana.

Tópicos relacionados