Jornal da Band

La Corunha: conheça a cidade que marca o início da carreira de Pablo Picasso

Apelidada de 'Cidade de Cristal', região portuária visitada pelo Jornal da Band foi lar do pintor dos nove aos 14 anos

Por Giba Smaniotto

A viagem da equipe da série ‘Espanha de Picasso’ desembarca em La Corunha, no noroeste da Espanha. Neste terceiro episódio, a cidade portuária que foi lar de Pablo Picasso na infância foi fundamental na carreira do pintor, considerado um dos gênios do século XX. 

La Corunha é conhecida como ‘cidade de cristal’ pelos prédios construídos entre 1860 e 1920, repletos de vidro e madeira e que hoje compõem o centro histórico da cidade. Além disso, a alma do local é o mar. Tanto, que o porto sempre foi o centro de tudo e os prédios são a primeira imagem que barcos que chegam em Corunha enxergam. 

Pablo Picasso morou na cidade dos nove aos 14 anos e, assim como em Málaga, o pai gostava de lecionar perto de casa, na Escola de Artes da cidade. Aliás, Picasso entrou na mesma escola aos 11 anos. No Museu de Belas Artes da Corunha, há até uma exposição que conta detalhes do garoto pela cidade. 

Uma das salas reproduz a escola onde ele estudou. Pelos corredores, alunos encontravam esculturas clássicas e, através delas, aprendiam a desenhar. Pouco depois de completar 13 anos, Picasso pintou um autorretrato e até expôs três quadros em uma loja de móveis da Corunha, quando tinha apenas 14 anos. 

Ainda na adolescência, Picasso conseguia transferir o estado de espírito das pessoas que o cercavam, como o pai, que tinha depressão. “É uma conexão com o que está representando, com 14 anos já estava maduro, seguro para representar muitas coisas. Já tinha a vocação para artista, algo surpreendente”, afirma Manoel Mosquera, diretor do departamento de educação de Corunha. 

Para a diretora do Museu de Belas Artes da cidade, a exposição que remonta parte da vida de Picasso mostra como o mundo acadêmico influenciou na capacidade artística do pintor. “Uma perfeição de gênio, que é capaz de desenhar com uma veracidade e imediatismo incrível, todo o tipo de técnicas”, diz Angeles Penas Truques. 

A casa de Picasso também virou museu, que expõe releituras de Guernica e detalhes da vida do artista na adolescência. Os moradores de La Corunha têm um grande orgulho de Picasso, já que ele chegou menino e saiu da cidade como um grande pintor. 

Reveja o primeiro episódio:

Confira o segundo episódio da série:

Mais notícias

Carregar mais