Jornal da Band

Lavouras sofrem com calor prolongado e a escassez de chuvas no Sul do país

Nos dois estados, a maioria dos municípios já decretou situação de emergência hídrica. Os governos estaduais trabalham para amenizar as perdas no campo

Ciça Kramer

Há 13 dias o Rio Grande do Sul registra temperaturas acima dos 40 graus. Uma massa de ar seco e quente cobre o estado e eleva a sensação térmica. Esses são efeitos do fenômeno La Niña, que provoca chuvas abaixo da média na região sul do Brasil.

No Paraná, a estimativa é de prejuízo prévio de R$ 25 bilhões na safra de grãos 2021/2022 em razão da estiagem. No Rio Grande do Sul, 60% do milho e 24% por cento da soja já foram perdidos. Um prejuízo de quase R$ 20 bilhões. 

Nos dois estados, a maioria dos municípios já decretou situação de emergência hídrica. Os governos estaduais trabalham para amenizar as perdas no campo.

No Rio Grande do Sul, a expectativa é de que as chuvas de janeiro salvem pelo menos a soja. Já no Paraná, a previsão é de que a escassez prejudique outras culturas.

A ministra da agricultura Tereza Cristina visitou os dois estados na semana passada e deve apresentar um plano de ação do governo federal nos próximos dias.

Tópicos relacionados