A ampliação da capacidade de refino de diesel é o principal objetivo da retomada das obras da refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco. Os investimentos fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez o anúncio nesta quinta-feira (18).
A refinaria Abreu e Lima foi lançada como uma sociedade da Petrobras com uma petroleira venezuelana, em acordo feito no primeiro mandato de Lula e o ditador Hugo Chávez. Em 2011, porém, a estatal brasileira anunciou que tocaria a obra sem a participação dos venezuelanos, que alegaram falta de dinheiro e saíram do projeto.
Em 2015, em meio a investigações da Lava Jato sobre um esquema de corrupção, as obras da Abreu e Lima foram paralisadas.
Com os novos investimentos, a Petrobras espera aumentar em 40% a produção de diesel, tornando o Brasil autossuficiente nesse tipo de combustível. Até agora, a companhia já investiu R$ 90 bilhões na refinaria. A expectativa é gerar cerca de 30 mil empregos até 2028.