Lula defendeu, nesta segunda-feira (17), que a Petrobras venda combustível diretamente aos consumidores para baratear os preços. O presidente participou do anúncio da compra de navios pela empresa.
Foi em Angra dos Reis, no terminal operado pela Transpetro, que aconteceu o lançamento do edital de licitação para compra de oito novos navios de transporte de gás natural. As novas embarcações devem triplicar a capacidade de transporte de gás natural pela Petrobras, reduzindo a dependência da empresa que hoje precisa contratar navios privados.
O presidente Lula voltou a defender investimentos no setor para baratear os combustíveis. No discurso, Lula disse ainda que muitas vezes, a Petrobras não tem culpa nos reajustes e que o povo precisa ser informado para "saber quem xingar".
“O povo não sabe a gasolina sai da Petrobras R$ 3,04 e que na bomba ela é vendida a R$ 6,49, ou seja, é vendida pelo dobro do que ela sai da Petrobras. Se a gente puder vender direto a gasolina, se a gente puder vender direto o gás, porque o povo é, no fundo, no fundo, assaltado pelo intermediário”, disse.
A rede de postos que era ligada à Petrobras, a BR distribuidora, foi privatizada entre 2019 e 2021.
A presidente da estatal, Magda Chambriar, defendeu a exploração de petróleo na chamada margem equatorial, no litoral da região norte, para repor a produção do pré-sal que deve cair na próxima década. A autorização para as pesquisas ainda depende da liberação do IBAMA
“Se nós obtivermos a licença, presidente Lula, faremos tudo de forma extremamente segura. Sendo possível a licença, nós teremos no Amapá o melhor aparato de resposta à emergência já visto no mundo”, disse Magda.