Jornal da Band

Lula fala em “arrumar casa” e “contas em ordem” para investidores estrangeiros

Em evento que reuniu representantes de 150 países, o presidente Lula, sem citar cortes de gastos, citou “casa arrumada” para investidores

Da redação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (12), com a missão de tranquilizar o mercado e atrair investimentos. O evento, organizado pelo Fundo Soberano Da Arábia Saudita, reuniu representantes de 150 países. Em meio à alta do dólar, diante das preocupações com as contas públicas, o petista falou em “casa arrumada”, mas não citou corte de gastos.

“Caminhamos para ser a oitava maior economia do mundo neste ano. E, até o fim do mandato, poderemos ser a sexta maior economia mundial. Estamos arrumando a casa e colocando as contas públicas para assegurar o equilíbrio fiscal. O aumento da arrecadação e a queda dos juros permitirão a redução do déficit sem comprometer a capacidade de investimento público”, comentou Lula.

O presidente também mencionou a reforma tributária, que, segundo ele, deixará os impostos mais "justos e eficientes". Lula ainda defendeu a exploração de petróleo na Margem Equatorial do Amazonas, criticada pela Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

Uma das maiores preocupações do Palácio do Planalto, agora, é o Congresso Nacional. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, devolveu parte da medida provisória que alterava as regras da cobrança de Pis e Cofins. Por causa do desgaste, o próprio governo concordou com a devolução. Com isso, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, busca alternativas.

A MP foi criticada por parlamentares e por setores do agronegócio, indústria e distribuição de combustíveis. O texto proibia o uso dos créditos do Pis e da Cofins para abater outros tributos. A reação do Congresso foi vista como mais uma derrota para articulação política do Planalto.

O governo deve promover novas reuniões com líderes aliados para que o calendário de pautas econômicas, como a reforma tributária, seja mantido.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais