Lula segue estável 24 horas após cirurgia no quadril e pálpebras

Foi submetido à colocação de uma prótese no quadril, devido à artrose, e a uma blefaroplastia, procedimento estético nas pálpebras

Da redação

Lula segue estável 24 horas após cirurgia no quadril e pálpebras
Lula segue estável 24 horas após cirurgia no quadril e pálpebras
Divulgação/Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passou à tarde estável, informou o boletim médico divulgado pelo Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, na noite deste sábado (30). O petista foi submetido à colocação de uma prótese no quadril, devido à artrose, e a uma blefaroplastia, procedimento estético nas pálpebras.

O presidente segue internado no apartamento do hospital. Mais cedo, outro boletim informou que o presidente passou por fisioterapia e chegou a caminhar. Na última sexta-feira (29), o médico Roberto Kalil disse que a cirurgia ocorreu dentro da normalidade.

Lula foi submetido a artroplastia total do quadril, no lado direito do corpo. O procedimento necessitou de anestesia geral e durou cerca de três horas. O presidente não passou pela UTI.

A previsão é que Lula fique internado até a próxima terça-feira (3). Depois da alta hospitalar, o presidente deve despachar direto do Palácio da Alvorada, residência oficial do chefe do Executivo.

Cirurgia

Na prática, a prótese substitui a articulação do quadril doente por uma artificial de material metálico.

De acordo com o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), o procedimento deve proporcionar o alívio da dor provocada pela artrose, a correção de deformidades e a recuperação do movimento da articulação.

O mesmo instituto destaca que esse tipo de cirurgia promove ao paciente o retorno às atividades diárias e de locomoção, como sentar, andar, subir e descer escadas.

Mais notícias

Carregar mais