Mais de 5 milhões de pacientes esperam em fila por consultas no SUS

Pacientes que precisam de cirurgia oncológica, por exemplo, têm que esperar pelo menos seis meses para receber o tratamento

Da redação

Mais de 5 milhões de pacientes esperam em fila por consultas no SUS
SUS
Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O tempo de espera por consultas e operações pelo SUS atingiu níveis recordes no Brasil. Pacientes que precisam de cirurgia oncológica, por exemplo, têm que esperar pelo menos seis meses para receber o tratamento. 

São mais de 5 milhões de pacientes esperando pelo menos 57 dias por consultas e acompanhamentos com especialistas pelo Sistema Único de Saúde. No caso de cirurgias oncológicas, que deveriam acontecer em até dois meses por determinação legal, a fila média é de 188 dias. 

O levantamento baseado no Sistema Nacional de Regulação traz o reflexo de uma sobrecarga no sistema, conforme explica o diretor do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA, Luís Eugênio de Souza, ao Jornal da Band. 

"Problema das filas é um problema decorrente da solução de outro problema. Nós expandimos muito a atenção básica à saúde, atenção primária à saúde. E essa oferta maior, esse acesso maior ao serviço da atenção primária, geraram, como era de se esperar, solicitações de exames complementares, de exames especializados. É o que nós estamos vivendo hoje”, disse.

Estados nordestinos estão na lista de uma espera menos desgastante. No Piauí, Bahia, Alagoas e Maranhão, os tempos médios para a realização de exames pelo SUS não passam de 17 dias, índice muito abaixo da média do país. 

“As filas devem e podem ser gerenciadas, administradas com através de diversas estratégias, os mutirões, por exemplo, são uma estratégia efetiva. Além disso, a própria administração, quando a pessoa entra numa fila, ela deve ser acompanhada”, completou o especialista. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais