A equipe de ‘Espanha de Picasso’ segue por Málaga, na Espanha. A cidade-natal de Pablo Picasso reúne homenagens ao artista e investe em atrações culturais pelo município de um dos maiores gênios do século XX.
No segundo episódio da série especial do Jornal da Band, a produção visita pontos turísticos que lembram a carreira do artista e outros locais que transformaram a região em um polo cultural que homenageia Picasso.
No Centro Pompidou, uma filial do Museu de Arte Contemporânea de Paris, uma exposição lembra o isolamento da pandemia de Covid-19, mas também celebra grandes nomes da pintura. É o caso da obra em bronze ‘Menina Pulando Corda’, um dos grandes trabalhos de Picasso como escultor. Além dele, o museu reúne 80 obras de outros artistas, como Frida Khalo, Miró e Matisse.
Em outro canto de Málaga, na Plaza de Toros, uma mostra do fotógrafo Edward Quinn revela momentos íntimos do artista, como registros com amigos e família. Outra parada da produção do Jornal da Band é o Museu Picasso, que tem 20 anos. Com quase 300 obras do acervo particular da família de Picasso, o museu chama a atenção de turistas de todo o mundo.
Málaga, antes conhecida por ser a capital da costa do sol, se tornou ponto importante da cultura. Tanto, que já são 40 museus espalhados pela cidade. Na efervescência cultural de Málaga, a livraria ‘Mapas e Companhia’, com mais de 20 anos, sobrevive à tecnologia e atrai apaixonados pela leitura.
A reportagem completa também mostra as sardinhas e outros peixes da cidade, que já foram mostrados no primeiro episódio e os churros, alimento típico na Espanha. Diferente do Brasil, os churros espanhóis são em metro e com chocolate.
A visita em Málaga valeu a pena para a equipe do Jornal da Band. Mas o terceiro episódio parte da cidade e vai para o norte, para a Galícia, onde realmente Pablo Picasso começou a pintar.