Málaga: conhecida pelos peixes e história, cidade é terra natal de Pablo Picasso

Jornal da Band visita a região de Andaluzia no primeiro episódio da série especial que traz a Espanha do ponto de vista do artista

Por Giba Smaniotto

O Jornal da Band e a equipe da série especial sobre a Espanha de Picasso visita Málaga, cidade onde o artista e um dos gênios do séc. XX nasceu. A cidade, que fica na região de Andaluzia, foi fundada muito antes do nascimento do artista, em VIII a.C. 

Em Málaga, cidade próxima ao Estreito de Gibraltar, que separa a Europa da África, Picasso colocou o município no mapa mundial da arte. Hoje com 600 mil habitantes, a cidade é uma das mais visitadas da Espanha. 

A cidade já foi chamada de Málaka, que quer dizer barraca de peixe salgado. A razão para o nome é simples: os peixes aqui são a sensação dos malaguêses. Mas atualmente, outro personagem divide o protagonismo da cidade. Tanto, que há uma homenagem ao mais ilustre morador. 

Pablo Picasso, que também foi homenageado com uma fundação na cidade, é filho de um professor de história da arte e restaurador de obras. Foi por causa do pai que ele se interessou por arte e foram as paisagens do Mediterrâneo de Málaga que marcaram o artista por toda a carreira. 

Confira mais detalhes sobre Málaga no vídeo acima

Mais notícias

Carregar mais