Uma máquina de produzir cigarros desapareceu da Cidade da Polícia, centro de comando da Polícia Civil no Rio de Janeiro. O equipamento tem seis metros de comprimento, pesa mais de cinco toneladas e tem a capacidade de produzir mais de dois mil cigarros por minuto.
O item foi apreendido em 2022, após a Polícia Civil realizar uma operação em uma grande fábrica clandestina de cigarros, localizada em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.
A máquina ficava armazenada em um depósito de bens apreendidos da Delegacia de Cargas da Cidade da Polícia. O lugar não conta com câmeras de segurança, assim como a porta de saída do local, que fica ao lado da favela do Jacarezinho.
As investigações do caso começaram nove meses depois, após a abertura de um inquérito pela corregedoria da polícia. O equipamento estava sendo anunciado em um leilão por R$ 550 mil em fevereiro de 2023 e o sumiço foi descoberto quando um oficial de justiça esteve na Cidade da Polícia para verificar as condições da máquina.
A Corregedoria Geral Unificada irá apurar o caso, o Órgão atua quando pode haver a presença de agentes da Polícia Milita e Civil no envolvimento do caso.