A nova pesquisa da Sebrae de maternidade e paternidade no empreendedorismo mostra que ter filhos influencia 63% das mulheres na hora de empreender. Pelo menos sete em cada 10 mães empreendedoras de Minas Gerais abriram a empresa após terem filhos.
Os motivos? Autonomia, flexibilidade de horários e a necessidade de aumentar a renda familiar. É o caso de Clarice Tomich, empresária que há cinco anos, já com duas filhas, decidiu empreender. Ela trocou a medicina pelos negócios e abriu uma padaria em Belo Horizonte.
“Eu arrisquei, estudei bastante na época como seria o trabalho, como seria a vida de gestora e eu acho que foi um risco calculado”, conta. Equilibrar a rotina de empresária e de mãe de duas filhas é um desafio diário para a Clarice, principalmente depois que ficou viúva em 2020.
“Muita organização, planejamento. Planilhas pra tudo. Tanto na padaria quanto pra casa. Para as contas, para tudo, para as atividades das minhas filhas e tenho uma rede de apoio”, afirma.
Para entender o que influencia mães a empreenderem e irem atrás do mundo dos negócios, confira a reportagem completa de Luciano Dias, no vídeo acima.