Jornal da Band

Megaoperação da PF cumpre 110 ordens judiciais em nove estados

Alvos eram ligados a esquema de tráfico de drogas entre Brasil e Bolívia

Da Redação, com Jornal da Band

Quatro toneladas de cocaína foram apreendidas durante quase dois anos na fronteira entre Brasil e Bolívia e no interior de estados brasileiros. A droga vinha do país vizinho em pequenos aviões; depois era transportada de caminhão para os grandes centros e portos brasileiros.

Mas este esquema sofreu um duro golpe nesta quinta-feira (6).

Ainda era madrugada quando a polícia foi às ruas. A operação aconteceu simultaneamente em nove estados: Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Tocantins. Foram 110 ordens judiciais - 38 de prisão e 72 de busca e apreensão.

O líder da quadrilha, que também foi alvo da operação, comandava o esquema de dentro de uma cadeia no Mato Grosso do Sul. Ele havia sido preso na Bolívia em 2020 e expulso para o Brasil.

Um dos maiores narcotraficantes bolivianos agora teve o mesmo destino. O criminoso - que fazia negócios com o Cartel de Cáli, na Colômbia, e com o PCC - foi extraditado na noite desta quarta-feira para o Brasil, onde responde por tráfico internacional de drogas.

Jesus Einar Lima Lobo cumpria prisão domiciliar na Bolívia e é suspeito de se manter impune por lá por pagar propina para agentes públicos corruptos.

Tópicos relacionados