Nos supermercados, os prejuízos por furtos e roubos aumentaram mais de 23% de 2021 para 2022, alcançando quase R$ 7 bilhões, quase 1% do faturamento do setor. O problema para os comerciantes também afeta o consumidor, já que parte dessa perda pode ser repassada para os produtos, que ficam mais caros.
Para enfrentar este problema, que atinge pequenos e grandes comerciantes, empresas investem na tecnologia. Uma rede de supermercados instalou câmeras e reforçou a equipe de segurança, tudo acompanhado pela central de monitoramento, montada na própria loja.
“Se pegarmos os últimos cinco anos, saímos de uma perda de 5%, agora estamos em 2%. Isso nos permite reinvestir, conseguir mais competitividade comercial, trabalhando com mais promoções aos clientes, gera maior melhora para a performance da rede”, afirma o gerente Anderson Marques.
A maior vigilância também aumenta as abordagens. O setor orienta atenção aos protocolos. “É importante que se tenha políticas, processos, para conduzir a situação de furtos no varejo. Segundo ponto é treinar e capacitar, seja funcionários internos ou terceirizados, além de investir em tecnologia, para poder proteger os produtos”, explica Eduardo Santos, presidente da Abrappe.