Jornal da Band

Ministro da Saúde fala em "excesso de vacinas", mas falta imunizante em 6 estados

Queiroga diz que falta tem a ver com o fato de unidades federativas não terem seguido cronograma do PNI

Filipe Peixoto, do Jornal da Band

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse nesta quarta-feira (15) que há “excesso de vacinas” no Brasil. Entretanto, falta imunizante contra a Covid-19, principalmente da AstraZeneca, em seis estados e a aplicação da segunda dose está atrasada.

"Há excesso de vacinas, na realidade. O Brasil já distribuiu 170 milhões de doses de vacinas, 210 milhões já foram aplicadas”, disse Queiroga.

Segundo o ministro, a falta tem a ver com o fato de os estados não terem seguido o cronograma do PNI (Programa Nacional de Imunizações).

O ministério também anunciou a redução do intervalo da segunda dose de doze para oito semanas, mas isso só vale para quem tomou a Pfizer, já que em muitos lugares falta o imunizante da AstraZeneca.  

Entretanto, pelo nove estados não seguirão a orientação, segundo levantamento da BandNews FM. São eles São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Paraíba, Ceará, Espírito Santo e Amazonas.

Hoje, um milhão e 100 mil doses da Pfizer foram distribuídas para as unidades federativas. Com isso, o Ministério da Saúde espera toda a população adulta com a primeira dose.

Na última terça-feira (15), a Fiocruz liberou um 1,7 milhões de doses da Astrazeneca. Nesta quarta, além da distribuição de doses da pfizer, o Instituto Butantan entregou mais 5,1 milhões da Coronavac e também uma substituição de quase 1,8 milhão de doses interditadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Nesta quinta-feira (17), serão liberadas mais 2,1 milhões de doses da AstraZeneca e na sexta, mais  700 mil.

Tópicos relacionados