Jornal da Band

Montadoras de carros cortam opcionais para agilizar entregas de veículos novos

Com dificuldade por matéria-prima, há paralisação parcial ou total em 11 fábricas no país, o que afeta a produção

Felipe Peixoto, do Jornal da Band

Para não atrasar mais as entregas, montadoras estão vendendo carros sem alguns opcionais.

Carro novo saindo da concessionária, mas sem o sistema de som de fábrica. Não foi opção do cliente, mas uma regra nova do fabricante: alguns modelos estão vindo sem o kit multimídia, para não atrasar a entrega. O motivo é a escassez de chips e placas eletrônicas, que freou a produção de veículos no mundo todo.

“Os componentes do carro, em si, eu consigo ter uma produção interessante. Chegou-se a ter um problema de roda, mas já está resolvido. Mas o nosso grande problema hoje é som”, justifica o gerente de concessionária Raphael Nunes.

Com dificuldade para conseguir matéria-prima, há paralisação parcial ou total em 11 fábricas no país, o que afeta a produção. Em agosto, foram fabricados 164 mil veículos, uma queda de 21,9% em comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).

Com esse resultado, o setor teve o pior agosto dos últimos 18 anos. O único alento é que, na comparação com o mês de julho, houve um pequeno aumento na produção, bem próximo da estabilidade: 0,3%.

Apesar das quedas recentes, o setor acredita que vai conseguir encerrar o ano com mais veículos fabricados que em 2020. Mas a falta de chips não será resolvida tão cedo

“Eu tenho falado com especialistas aqui no Brasil e fora do Brasil. Esse problema ainda vai ser um problema importante durante o ano de 2021. Talvez, também no primeiro semestre de 22, e sendo normalizado, a expectativa é o segundo semestre de 22”, explica o presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes.

Tópicos relacionados