Jujuy, que fica ao noroeste remoto da Argentina, colinas e formações rochosas coloridas e impressionantes chamam a atenção de turistas. É no local que há a cidade de Pumamarca, que é recheada de histórias de espanhóis que tentaram dominar a região.
Segundo a lenda, no topo das montanhas vivia o cacique Biutipoco. Ele acabou morrendo durante a defesa das terras contra os espanhóis. As histórias contam que ele vestia um poncho com as mesmas cores das montanhas, que trazem eras geológicas em cada uma das camadas.
Os nativos chegam a dizer que, para sentir melhor o local, é preciso caminhar entre as montanhas. Mantendo a tradição, é preciso pedir permissão para entrar. “Para a Mãe Terra, Pachamama, é um respeito que temos que ter, porque caminhamos toda a vida sobre ela”, diz Marcela Julian, guia turística.
Purmamarca, porta de entrada para as montanhas, tem menos de 2 mil habitantes e é encantadora. Para os turistas, a cidade tem feiras de artesanato com malhas de alpaca e peças diferentes.
Estrada acima, há a acolhedora cidade de Humauaca, com um monumento gigante em homenagem à liberdade, aos heróis da independência. Além é claro, de um centro que é um charme. Já em Hornocal, a 4.350 metros de altura, as montanhas de 14 cores encantam os olhos dos turistas.