Montanhas coloridas impressionam turistas em Jujuy, no norte da Argentina

Região é repleta de histórias de resistência contra povos espanhóis que tentaram dominar o local

Por Giba Smaniotto

Jujuy, que fica ao noroeste remoto da Argentina, colinas e formações rochosas coloridas e impressionantes chamam a atenção de turistas. É no local que há a cidade de Pumamarca, que é recheada de histórias de espanhóis que tentaram dominar a região. 

Segundo a lenda, no topo das montanhas vivia o cacique Biutipoco. Ele acabou morrendo durante a defesa das terras contra os espanhóis. As histórias contam que ele vestia um poncho com as mesmas cores das montanhas, que trazem eras geológicas em cada uma das camadas. 

Os nativos chegam a dizer que, para sentir melhor o local, é preciso caminhar entre as montanhas. Mantendo a tradição, é preciso pedir permissão para entrar. “Para a Mãe Terra, Pachamama, é um respeito que temos que ter, porque caminhamos toda a vida sobre ela”, diz Marcela Julian, guia turística. 

Purmamarca, porta de entrada para as montanhas, tem menos de 2 mil habitantes e é encantadora. Para os turistas, a cidade tem feiras de artesanato com malhas de alpaca e peças diferentes. 

Estrada acima, há a acolhedora cidade de Humauaca, com um monumento gigante em homenagem à liberdade, aos heróis da independência. Além é claro, de um centro que é um charme. Já em Hornocal, a 4.350 metros de altura, as montanhas de 14 cores encantam os olhos dos turistas. 

Além de Buenos Aires: conheça as magias e surpresas do Noroeste da Argentina

Cidade milenar, Quilmes reúne histórias de resistência e tradições na Argentina

Cânions e paisagens exuberantes marcam rota do vinho de altitude na Argentina

Quebrada de las Flechas: artesanato e vinhos atraem turistas para a Argentina

Produção de vinho de altitude representa pioneirismo de indígenas na Argentina

Parque argentino é destaque pelo “exército” de cactos gigantes com até 300 anos

Mais notícias

Carregar mais