Jornal da Band

Morre Major Curió, militar conhecido pela repressão contra Guerrilha do Araguaia

O militar, de 87 anos, estava internado em um hospital particular de Brasília. As causas da morte não foram divulgadas

Carolina Villela

Morreu, aos 87 anos, o Major Curió, militar conhecido pela repressão contra a Guerrilha do Araguaia e pela atuação no garimpo da Serra Pelada.

O coronel da reserva do Exército, Sebastião Curió Rodrigues de Moura, foi responsável por enfrentar a guerrilha do Araguaia, um movimento armado de esquerda contra a ditadura militar entre os anos de 1960 e 1970. Ele participou diretamente da execução de guerrilheiros do PC do B que agiam nos estados de Goiás, Pará e Maranhão. 

Em um vídeo publicado em 2011, o Major Curió, como era conhecido, defendeu as ações adotadas naquela época.

Em 1980, o oficial do Exército foi escolhido durante o regime militar, pelo então presidente general João Figueiredo, como interventor no garimpo de Serra Pelada, no Pará. A área ficou conhecida por atrair milhares de garimpeiros para a extração de ouro. O militar proibiu a entrada de mulheres, cachaça e armas na zona de trabalho.

Em 2019, Curió foi denunciado pelo Ministério Público Federal por homicídio e ocultação de cadáveres na guerrilha do Araguaia. Segundo a denúncia, ele e outros militares sequestraram, torturaram e assassinaram pessoas que já estavam rendidas e não ofereciam perigo.

De acordo com os procuradores, os atos foram praticados sob o pretexto de restabelecer a paz nacional, mas se tratavam, na verdade, de condutas criminosas gravemente contrárias aos direitos humanos e à ordem jurídica.

Na vida política, Major Curió foi deputado federal pelo Pará e prefeito Curionópolis, cidade onde ficava Serra Pelada, batizada em sua homenagem. O militar estava internado em um hospital particular de Brasília.

Tópicos relacionados