Morte de brasileiro em Lisboa pode estar ligada a traficantes do Comando Vermelho em Portugal

Jovem de 20 anos foi encontrado carbonizado dentro de um cesto de lixo em uma praia da cidade

Rodrigo Hidalgo

A morte de um jovem brasileiro em uma praia perto de Lisboa, em Portugal, pode estar ligada à chegada de traficantes do Comando Vermelho ao país. Em uma visita à cidade no ano passado, o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, admitiu a preocupação com a expansão do crime organizado brasileiro para Portugal. 

As autoridades descobriram que um corpo encontrado carbonizado em um cesto de lixo, em uma praia da região metropolitana de Lisboa, é de um jovem brasileiro. 

A suspeita é de que Thúlio Fernando Santos, de 20 anos, tenha sido morto a mando de integrantes do Comando Vermelho. Um português, de 40 anos, teria sido assassinado pelo mesmo motivo na última quinta-feira. 

“O que nós estamos presenciando é a presença das facções criminosas em outro país e tendo, inclusive, problemas de convivência territorial lá. Matar e carbonizar o corpo são circunstâncias iguais as do Brasil”, disse Ivana David, desembargadora do Tribunal de Justiça de São Paulo, em entrevista ao Jornal da Band. 

As investigações da polícia portuguesa indicam que traficantes brasileiros montaram esquemas de lavagem de dinheiro do tráfico no país, utilizando empresas de fachada e criptomoedas. Além disso, estariam envolvidos no controle de salões de beleza e restaurantes.

As polícias dos dois países têm intensificado os trabalhos de cooperação internacional no combate ao tráfico de drogas. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais