Mulher dá à luz ao primeiro bebê nascido de útero transplantado na Inglaterra

Bebê nasceu saudável e carrega dois nomes: Amy Isabel. O primeiro, uma homenagem à tia. E o segundo, à cirurgiã que fez o transplante

Felipe Kieling

Uma mulher deu à luz o primeiro bebê nascido de um útero transplantado na Inglaterra. A mãe recebeu o órgão da irmã mais velha e já pensa no segundo filho. A bebê nasceu saudável e carrega dois nomes: Amy Isabel. O primeiro, uma homenagem à tia. E o segundo, à cirurgiã que fez o transplante. 

A mãe, Grace, nasceu sem útero, mas com ovários saudáveis, uma condição rara. Em 2023, ela passou por um transplante de útero doado pela própria irmã, de 42 anos, e mãe de dois filhos. Uma cirurgia que durou 17 horas e custou cerca de R$ 110 mil. 

“Não é uma cirurgia para todo mundo, mas é uma esperança para boa parte”, disse o cirurgião. 

O resultado veio rápido. Grace engravidou na primeira tentativa de fertilização in vitro. Durante toda a gestação, ela tomou imunossupressores para evitar a rejeição do órgão. 

Depois de tentar o segundo filho, o útero será removido para que Grace pare de tomar os imunossupressores. Esses remédios a longo prazo aumentam o risco de câncer. 

Foi na Suécia, em 2014, que nasceu o primeiro bebê após um transplante de útero – um marco que abriu caminho para a medicina reprodutiva em todo o planeta. Desde então, cerca de 130 transplantes foram realizados e mais de 65 bebês nasceram graças a essa técnica complexa. 

A cirurgia é feita em mais de uma dezena de países. Entre eles, Estados Unidos, China, França, Alemanha e Brasil. 

Inclusive, o primeiro bebê gerado em um útero transplantado de uma doadora com morte cerebral aconteceu em São Paulo, em 2017. Um feito da equipe de ginecologia do Hospital das Clínicas.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais