Na França, 20 anos depois de perder a voz uma paciente fez uma cirurgia rara - o transplante de laringe. E voltou a falar.
O procedimento foi realizado na cidade de Lyon, região central da França. A paciente, identificada como Karine, de 49 anos, não conseguia falar por causa de uma traqueostomia - quando um tubo é ligado direto na garganta, para permitir a respiração. Foram 20 anos assim depois de complicações por uma parada cardíaca.
A laringe faz parte do sistema respiratório - fica entre a traqueia e a base da língua e é fundamental para a fala. Quando o ar passa, as cordas vocais vibram e fica possível a emissão dos sons. O transplante é muito complexo. Os médicos não costumam considerar essa opção porque os casos envolvendo a laringe geralmente não representam risco de morte para os pacientes.
Mas Karine viu no transplante a melhor saída para voltar a ter uma vida normal, e se ofereceu como voluntária há dez anos. Com o sucesso da operação, agora ela vai enfrentar uma rotina de medicamentos para evitar a rejeição do órgão e sessões de reabilitação para as cordas vocais.
Há 12 anos, nos Estados Unidos, a americana Brenda Jensen foi a primeira mulher a receber o transplante de laringe. A primeira cirurgia desse tipo aconteceu em 1998, também nos Estados Unidos.